24.9.17

SOMOS LIVRES DE VOTAR?

 
  Há juntas de freguesia que não fazem as obras necessárias, mas sim as que são convenientes para angariar votos. Não consigo compreender este povo. O que tenho feito, embora muitos lhes pareça o contrário, é lutar por ele e para ele, o povo, as pessoas, a fim de fazermos de Malcata uma aldeia que seja admirada por toda a gente.

  Com as ferramentas que comprei e que me permitem trabalhar à distância, quero combater o analfabetismo político, a falta de informação, a falta de decoro e cumplicidades dos que, estando há anos a gerir os destinos de Malcata, vêm praticando e parece querer continuar.
  Há muitos malcatenhos que vivem entretidos como os meus cães quando lhes dou um osso e quando se apercebem já eu saí de casa, já é tarde demais para sair de casa.
   É tempo de deixar de continuar a viver entre as quatro paredes da loja, sem uma janela sequer.
   É tempo de pedir contas do que se gastou e do que há para gastar. Aos malcatenhos é-lhes devido essa prestação de contas. É certo que muitos se desleixam e não têm conhecimento nem lhes facultam informação e esquecem-se que têm direito a ser informados mesmo sem o solicitar. Muitos acham que basta uma conversa à mesa do café e está feito. Nem dão conta do que deixam de conhecer.
   A uma semana das eleições os fregueses nascidos em Malcata e que vivem fora da terra não têm informação nenhuma vinda dos candidatos. O silêncio nas redes sociais é assustador, a não ser que os eleitores que vivem noutras freguesias e que mantêm a sua residência oficial em Malcata, tenham mais sorte e lhes tenha sido enviado por outros meios, a propaganda eleitoral e o respectivo chouriço devidamente identificado com a fotografia da candidatura que o embalou, ofereceu e enviou ou inseriu na caixa do correio, como já aconteceu lá para Braga!
   Que estratégia de desenvolvimento defende cada candidato para a aldeia?
   Hoje, a uma semana das eleições só a lista da candidata Sandra Varandas
revelou interesse e vai apoiar um projecto importante a ser realizado na aldeia. Há quem diga, nas conversas de café, que uma das candidaturas preparou um esquema para os levar à vitória. Essa “habilidade” passará pela participação de pessoas que trabalham na França, ou por lá vivem a sua reforma a maior parte do ano, vindo algumas vezes a Malcata, facilitando-lhes o transporte desse país até à nossa aldeia. A segunda “habilidade” dizem que no domingo virão mais pessoas que moram em Portugal, trabalham ou gozam as suas reformas noutros lugares que não Malcata, terra onde nasceram e que esporadicamente lá vão porque lá herdaram ou construíram casa, terrenos e onde os laços familiares e de amizade ainda os motiva a lá ir de vez em quando.
  No que respeita à saudade, às ligações familiares e de amizade, ainda bem que assim é, mas quanto ao manter a sua residência oficial, ou seja, a que consta nos documentos de identificação, apenas para que nas eleições autárquicas deixem de votar na freguesia onde habitualmente residem,onde o desenrolar das acções do poder local os pode afectar nas suas vidas cedam  às influências e tácticas menos democráticas, embora a lei o permita cumprindo-a, discordo totalmente desta forma que determinadas listas de candidaturas encontraram para alcançarem a vitória no próximo acto eleitoral.
   Mesmo que a lei permita estas habilidades, que não são outra coisa, não
me parece a melhor estratégia política, pois todos os candidatos devem procurar ganhar, sendo isso o seu principal objectivo, mas que não justifica utilizar todos os meios para lá chegar.
   Pensem no assunto e como o voto é secreto, vou rezar para que os eleitores que no próximo domingo votam na minha aldeia, mandem às favas tudo
aquilo que lhes prometeram ou ofereceram e por uma vez na suas vidas,
usarão de total liberdade para votar nas pessoas que desejam e querem para
estar ao serviço do povo e de todos os malcatenhos. Até porque o voto é secreto e livre!
                                                José Nunes Martins




  
  

1 comentário:

Unknown disse...

NAO DEVE VALER TUDO ... muito bem dito! subscrevemos na integra e principalmente quando diz : "É tempo de pedir contas do que se gastou e do que há para gastar. Aos malcatenhos é-lhes devido essa prestação de contas… os Malcatenhos têm direito a ser informados mesmo sem o solicitar. Muitos acham que basta uma conversa à mesa do café e está feito…

…quanto a deixar de votar … onde habitualmente residem, onde o desenrolar das acções do poder local os pode afectar nas suas vidas …… e cedam às influências e tácticas menos democráticas, embora a lei o permita cumprindo-a, discordo totalmente desta forma que determinadas listas de candidaturas encontraram para alcançarem a vitória no próximo acto eleitoral.

Mesmo que a lei permita estas habilidades, que não são outra coisa, não me parece a melhor estratégia política, pois todos os candidatos devem procurar ganhar, sendo isso o seu principal objectivo, mas que não justifica utilizar todos os meios para lá chegar."