26.9.17

JUNTOS E UNIDOS SOMOS MAIS FORTES





 Um dos assuntos mais badalados no nosso país tem sido o turismo. Turistas nas praias do Algarve ou a visitar as principais cidades portuguesas já não é notícia. No caso da cidade de Lisboa e do Porto, já há quem reclame da presença de tantos turistas.
  Está comprovado que o turismo ajuda a desenvolver um país, uma região desse país, com fortes impactos na economia que se movimenta por causa dos turistas.
  Interessa-me olhar para a região do Sabugal e em especial para Malcata.
  Qual pode ser o grande desafio para Malcata? O grande desafio está cada vez mais próximo e o mês de Outubro pode mesmo ser o início da grande maratona dos malcatenhos. Não, não me estou a referir ao desafio do próximo dia 1 de Outubro, que também é um grande desafio e importante. Sendo assim, das duas, uma: aproveitamos as oportunidades e abraçamos todos juntos o desafio, o potencial oferecido pela serra e pela albufeira da barragem, ou podemos transformar o agradável sonho e o milagre do desenvolvimento económico pensado para a nossa aldeia de Malcata, num pesadelo que pode causar a delapidação dos dois diamantes que Malcata agora tem nas mãos. Temos que usar a inteligência a nosso favor e saber aprender a arte de lapidar a serra e a albufeira, esses dois diamantes quase em bruto e cujo valor às vezes nos esquecemos existirem. Se os malcatenhos ignorarem a necessidade de trabalhar bem a “mina de ouro” e tirar rendimentos dos seus diamantes, não servirá para nada a sua existência e como não a podemos mudar de lugar, perderemos e desperdiçaremos esse património valioso mas inútil, deitando por terra todo o trabalho e sacrifícios
dos nossos antepassados e dos que hoje trabalham nesse objectivo.
 
   O desafio está aí à nossa frente. Olho para a serra e para a albufeira e
vejo um futuro promissor. Um primeiro passo já foi dado, agora não podemos
parar de caminhar. É tempo de pensar seriamente neste desafio que aqui vos trago. Juntos e unidos vamos ser capazes de muda r o estado da situação,
combustível e veículo já temos, condutores também, precisamos de encontrar
o caminho para lá chegarmos, em maior número possível e juntos. Para isto dar certo é necessário acreditar e acabar com a ideia de que os intrusos, os
agitadores solitários ou associados desejam o mal e a destruição das pessoas e do seu território. Os malcatenhos estão na altura de passar a olhar para essas pessoas e instituições como agentes de mudança, de motores de arranque do veículo que levará a nossa aldeia a alcançar o tão desejado bem-estar económico e social. E o turismo pode muito bem revitalizar e ajudar a qualificar alguns espaços na nossa terra, pode ajudar a criar postos de trabalho e estancar a debandada das pessoas que vão, com o seu trabalho,  desenvolver outros países e outras aldeias ou cidades, deixando a sua aldeia a definhar e a morrer lentamente, apesar de  possuírem preparação técnica e científica, engenho e arte, mas que em Malcata não colocam ao serviço de todos mesmo apesar de noutros lugares o terem feito ou estarem hoje a fazer. Por onde andam? Precisamos de todos.
  Juntos e unidos somos mais fortes.
                                                   José Nunes Martins, sonhador

1 comentário:

Unknown disse...

Caro José Nunes Martins (JNM)! Alguns dos seus comentadores crónicos, numa ânsia de protagonismo e de palco, consideram que trabalhar o imaterial, numa perspetiva de futuro, não é realização! Para esses candidatos, a comentadores-estagiários, realizar é areia e betão… isso sim, é obra! Apenas o curto prazo que vistas curtas alcançam!

Para eles trabalhar hoje para ter FUTURO é poesia, é filosofia!

Não desista meu Caro JNM! Os visionários sempre tiveram razão antes do tempo! A força e o entusiamo que o JNM transmite faz remover montanhas, ajuda a desbravar caminhos, a tirar pedregulhos da estrada e a erguer obra a sério, no tempo certo e possível!

Obrigado grande amigo. Costumo dizer para quem me quer ouvir: JNM não tem estudos superiores mas tem o que falta a muitos licenciados. Tem visão cultivada! Porque estuda, pesquisa, ouve, age, emite opinião, sem medo e sem condicionamentos! Tem a coragem própria de quem tem o espirito livre e a consciência tranquila!

E se Malcata tivesse mais uns poucos como o JNM? ... nem quero imaginar …

Obrigado JNM